Conflitos
O narcotráfico já não surpreende mais a comunidade internacional como sendo o segundo comércio mais lucrativo do mundo, só perdendo para a comercialização legal e ilegal de armamento. O surgimento do tráfico internacional de drogas, em alta escala, a partir de meados da década de 1970 e o seu boom na década de 1980, trazem consigo, além de cifras anuais exorbitantes, um recrudescimento dos conflitos sociais nos países que são referência em sua deflagração.
Colômbia, oficialmente chamada de República da Colômbia, é uma república de governo constitucional situada no noroeste da América do Sul. Fazendo fronteira ao leste com a Venezuela e Brasil. Com uma população de mais de 45 milhões, a Colômbia tem uma longa tradição de um governo constitucional. Contendo em sua estrutura política os partidos Liberal e Conservador fundados em 1848 e 1849, respectivamente. Existiu diversas tensões entre estes ambos os partidos que frequentemente acabavam em guerras civis, sendo a mais violenta a Guerra dos Mil Dias (1899-1902).
Os continentes americanos sofreram ao longo da sua história enormes modificações tanto em contexto político à estrutura econômica. É fato que a maioria dos povos americanos foi colonizados por potências europeias, onde trouxeram resquícios e atrasos para alguns destes países e influenciaram em seu futuro. Mas por toda sua história de comum colonização, os continentes americanos vêm hoje sendo interligados por assuntos que os envolvem de maneira direta e indireta como o caso do narcotráfico, que transformou em um tumor a ser combatido pelos países pan-americanos. Este mau em comum esta atingindo as suas estruturas políticas como suas economias e acarretando prejuízos para as suas sociedades. As drogas invadiram de tal forma os países americanos que passou para caso de caráter de segurança internacional e nacional, e hoje é colocado como uns dos principais pontos de discussão em suas agendas internacionais.